Localizado no maior bioma brasileiro, o destino foi destaque em série documental “Viagem Entre Parques”, que registrou as belezas e as curiosidades de parques nacionais do país
Você sabia que a Amazônia é o maior bioma brasileiro? Ele cobre quase metade de nosso território, mas, não é uma coisa só. Há diversas Amazônias, cada uma com características, riquezas, necessidades e populações distintas. Para se ter uma ideia, é na Amazônia onde fica o ponto mais alto do Brasil, além de cada rio ter uma cara própria.
Hoje, 22 dos 75 parques nacionais do Brasil estão localizados na Amazônia, incluindo o Parque Nacional da Serra do Divisor, no extremo oeste do país. Conhecido por suas deslumbrantes cachoeiras, o parque foi um dos destaques da websérie ‘Viagem Entre Parques’, no qual o casal Dennis Hyde e Letícia Alves, do projeto Entre Parques, mostra as histórias e as belezas dos principais parques e biomas do Brasil, registradas durante uma jornada de 3,5 anos, visitando todos os 75 parques nacionais do país.
A produção foi realizada em parceria com o Instituto Semeia, organização filantrópica dedicada ao desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação, e conta com episódios inéditos divulgados às terças e quintas-feiras no perfil da ONG no Instagram.
Sobre a ideia de registrar esses momentos e transformá-los em episódios de uma websérie, Renata Mendes, diretora executiva do Semeia, diz que “é uma excelente oportunidade para levar as pessoas a conhecerem as curiosidades e a relevância destes lugares, mostrando como sua visitação e conservação são fundamentais para o equilíbrio ambiental e para o fortalecimento das comunidades locais”.
![](https://aprovinciadopara.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1648867212973-1024x683-1.jpg)
Serra do Divisor é morada única da ave Choca-do-Acre no Brasil
Raridade para a Amazônia, as cachoeiras da Serra do Divisor chamam a atenção e compõem uma paisagem ainda mais exuberante. Do mirante, é possível ter uma vista infinita da floresta que a cerca, e o melhor de tudo, a subida permite ter a visão de uma espécie considerada rara, a Choca-do-Acre. Observar a ave do canto inconfundível é um privilégio – e passagem obrigatória – para quem visitar o parque.
“Visitar a Serra do Divisor foi uma experiência indescritível. Tive a sorte de ver, ao vivo, um filhote da Choca-do-Acre. Esse momento foi único, e poder registrar a presença dessa ave em seu habitat natural me fez perceber a verdadeira importância da conservação dos parques. Lá não é apenas um refúgio para a fauna, é um local onde a natureza se preserva em sua forma mais pura e impressionante”, destaca o economista Dennis Hyde.
Já a psicóloga Letícia Alves diz que o lugar é um verdadeiro tesouro natural, onde a biodiversidade e as paisagens de tirar o fôlego se entrelaçam de maneira única. “Reconhecer as riquezas deste parque no Acre não é apenas celebrar sua beleza, mas também reforçar a importância da conservação de nossos ecossistemas”, conclui.
![](https://aprovinciadopara.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1649030775571-1024x683-1.jpg)
SOBRE O INSTITUTO SEMEIA
O Instituto Semeia é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar brasileiros e brasileiras a visitar e se orgulhar dos parques. Acredita que eles são parte de um ciclo virtuoso, funcionando como instrumentos para a conservação ambiental, a transformação social e o desenvolvimento econômico. Promove o turismo sustentável e o desenvolvimento de parcerias que melhorem a infraestrutura e gestão dos parques. Também produz pesquisas e estudos para apoiar a elaboração de políticas públicas e incentivar o debate sobre parques e seus impactos no Brasil. Desde 2011, oferece suporte técnico a mais de 20 governos estaduais, municipais e nacionais e contribui para a conservação de 5.000 km² em 33 parques no Brasil.
Para mais informações, acesse:
https://semeia.org.br/ | https://www.instagram.com/institutosemeia/
Fonte e imagens: Adriana Silva/Agência Pauta Social
![](https://aprovinciadopara.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1648867214418-1024x682-1.jpg)