O Governo do Pará entregou nesta quarta-feira (16) as obras dos canais da Travessa Vileta e da Passagem José Leal Martins, no bairro do Marco, em Belém. As intervenções fazem parte do projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que deve beneficiar cerca de 300 mil pessoas em cinco bairros da capital. A iniciativa está ligada ao legado da COP30, conferência da ONU que será sediada em Belém em novembro.
Ao todo, foram entregues 543 metros de canal com melhorias como redes de esgoto e abastecimento de água, drenagem para evitar alagamentos, pavimentação das vias, além de calçadas, pontes e passarelas. O governador Helder Barbalho destacou que as obras solucionam problemas antigos de infraestrutura, trazem mais mobilidade e valorizam os imóveis da região.

Para moradores como Lindalva Gonçalves, de 63 anos, que enfrentou anos de alagamentos em casa, a obra representa alívio. “Refiz o piso da minha casa três vezes. Agora não será mais preciso”, contou emocionada.
A entrega faz parte de um conjunto de ações para preparar Belém para a COP30. Outras obras importantes já foram concluídas, como os canais da Cipriano Santos, da Timbó e da Gentil, todos com foco em saneamento, mobilidade e qualidade de vida. Os projetos são realizados pelo Governo do Estado com apoio do Governo Federal e financiamento do BNDES.
“Essas obras são para quem vive aqui, para melhorar a vida da população de Belém”, afirmou José Carlos Lima, do BNDES.
Imagem: Agência Brasil