quarta-feira, fevereiro 12, 2025
Desde 1876

Lactário do Regional de Marabá fortalece nutrição dos bebês prematuros

Há 31 dias, Augusto Costa de Souza nasceu prematuro no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Desde então, ele permanece internado, recebendo os cuidados necessários para sua recuperação. Sua nutrição é garantida pelo Lactário, setor do hospital que fornece alimentação adequada para fortalecer e promover o desenvolvimento de bebês e crianças com necessidades especiais.
 
Fernanda Nayara, mãe de Augusto e moradora de Marabá, relatou que, devido a complicações de saúde, não pôde amamentar o filho. No entanto, destacou que o apoio oferecido pelo hospital tem sido fundamental para a recuperação do bebê. 
 
“Estou muito grata por todo o cuidado e atenção que o lactário tem proporcionado ao Augusto. Saber que ele está recebendo a nutrição adequada me dá tranquilidade e esperança de vê-lo cada vez mais forte”, disse Fernanda, emocionada.

Lactário – O lactário da unidade do Governo do Pará é responsável pelo preparo e fornecimento de fórmulas lácteas e dietas específicas, seguindo rigorosos padrões de higiene e qualidade. O setor destina-se à manipulação e distribuição de fórmulas infantis, módulos de proteína e fibras, dietas enterais e suplementos nutricionais, garantindo a nutrição dos pacientes.
 
Outro bebê que também se beneficia do suporte do lactário é José Felipe, que nasceu na unidade e tem se desenvolvido graças à nutrição especializada fornecida pelo setor. Sua mãe, Natalya Rayza, destacou a importância do serviço para a recuperação do filho. 
 
“Ele está sendo alimentado por meio de uma seringa com leite, que é a melhor opção para o seu caso. Além do apoio da equipe do hospital, o pai dele também tem ajudado nesse processo, o que torna tudo mais tranquilo e seguro para nós”, afirmou Natalya.
 
Nutrição especializada – Kaique Silva, nutricionista do Serviço de Nutrição Dietética do hospital, destacou a relevância do Lactário para a saúde dos pequenos pacientes. “É crucial para fortalecer o sistema imunológico e assegurar um ganho de peso saudável dos bebês. Preparamos fórmulas e dietas personalizadas que auxiliam o desenvolvimento e bem-estar”, explicou.
 
O profissional ainda destacou que, em 2024, foram produzidas mais de 30 mil fórmulas, com uma média diária de 120 compostos de 30 a 240 ml cada, que são usadas por via oral e por sonda. “Cada fórmula que preparamos é um passo em direção à vida, à esperança e ao futuro desses pequenos guerreiros. Ver cada um deles crescer forte e saudável é a nossa maior recompensa”, afirmou o nutricionista.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma nutrição adequada nos primeiros dias de vida é fundamental para reduzir as taxas de mortalidade infantil e promover um desenvolvimento saudável, contribuindo para a prevenção de inúmeras doenças. Além disso, práticas alimentares corretas nessa fase inicial podem impactar positivamente o crescimento físico, o desenvolvimento cognitivo e a saúde a longo prazo.  

Referência pediátrica – O Regional do Sudeste do Pará gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dispõe de 29 leitos exclusivos para bebês e crianças, divididos entre as Unidades de Terapia Intensivo (UTI,s) pediátrica e neonatal, que oferecem cuidados intensivos especializados, e a clínica pediátrica que proporciona uma ampla gama de tratamentos.
 
Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal.

Texto: Ascom/HRSP

Fonte: Agência Pará Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo