A entidade federal responsável pela preservação do patrimônio histórico no país, o Iphan, anunciou a abertura de uma consulta pública com o objetivo de apoiar o reconhecimento do ofício das tacacazeira-as, mulheres que preparam e comercializam o prato típico da Amazônia conhecido como tacacá, como Patrimônio Cultural do Brasil.
O processo inclui a constituição de um dossiê com pesquisas, registros audiovisuais, entrevistas, fotografias e relatos dessas mulheres de diferentes estados da Região Norte. Em 2024, por exemplo, foi produzido material audiovisual com mais de 60 tacacazeiras, distribuídas entre várias capitais amazônicas, como parte da instrução para o registro.
A consulta pública está disponível na Plataforma Participa+Brasil e permite que cidadãos e cidadãs contribuam com opiniões, sugestões ou manifestações até a data limite definida pelo Iphan.
Esse reconhecimento, se aprovado, significa que o ofício das tacacazeiras passa a figurar como um bem de natureza cultural imaterial, o que implica proteção, valorização social e institucional desse saber tradicional ligado à culinária, à Amazônia e ao trabalho majoritariamente feminino.
Imagem: Gov Br