Dentro de alguns dias ocorre a grande romaria do Círio de Nazaré 2024 e a Estação das Docas já está em clima de festa. O complexo ganhou decoração temática, e nos restaurantes é possível sentir o cheiro de maniva cozida, assim como o colorido das fitinhas e a imagem de Nossa Senhora já se destacam nas camisetas e artigos das lojas e barracas. Para promover uma experiência ainda mais completa do Círio aos devotos e visitantes de todo o Brasil, a Estação inicia, nesta quinta-feira (10), uma extensa programação cultural que conta com shows de artistas da terra, oficinas infantis e exposições.
Quinta-feira (10) – Nesta quinta-feira (10), quem estreia o palco principal, montado na orla, entre os Armazéns 1 e 2, são os grupos Parafolclóricos Ayrakyrã e Frutos do Pará, que se apresentam em uma edição especial do projeto Pôr do Som às 18h e às 19h30, respectivamente. Em seguida, às 21h30, a Banda Batidão do Melody fecha a noite com os ritmos dançantes do Pará.
“A expectativa para o show do Ayrakyrã na Estação é bastante intensa. Com toda a certeza esse é um dos momentos mais importantes da cultura paraense, que traz essa atmosfera de fé e celebração, e nós do Ayrakyrã preparamos um repertório que reflete a rica tradição amazônica. Queremos levar um show com um repertório vibrante, que ressoe com os sentimentos de devoção e alegria que permeiam o Círio”, declara Fernanda Anjos, integrante do grupo Ayrakyrã.
Sexta-feira (11) – Na sexta-feira, dia 11, a orla do Armazém 3 irá receber o Projeto ‘Planeta Liz’, voltado para o público infantil, que terá show da cantora Liah Soares, às 18h. Paralelamente, no palco principal, a partir das 19h, será a vez dos grupos Parananim e Balé Folclórico da Amazônia , colocarem o público para dançar no ritmo do carimbó, no ‘Pôr do Som’ especial.
“O Balé Folclórico da Amazônia vai apresentar o espetáculo ‘Dançares Amazônicos’, que é um conjunto de coreografias inspiradas em temas da cultura amazônica, lendas e mitos amazônicos, além de releitura de danças tradicionais, do homem amazônico e sua relação com a natureza. É um espetáculo que foi apresentado na última turnê internacional que realizamos com grande sucesso. Esperamos que o público possa se deleitar com a beleza das coisas da nossa terra que o Balé Folclórico da Amazônia expressa em sua música, em seu canto, em sua dança. E é claro que faremos nossa homenagem à Virgem de Nazaré”, conta Eduardo Vieira, diretor do BFAM.
Sábado (12) – Na manhã de sábado, 12, os devotos e visitantes que estiverem acompanhando o Círio Fluvial na Orla da Estação, poderão apreciar a apresentação dos músicos da Banda Sinfônica do projeto Vale Música Belém, que tocarão cânticos marianos, como “Lírio Mimoso”, de autoria de Euclides Farias; “Templo Vivo”, de Diego Fernandes, e “Hallelujah”, de Leonard Cohen, no palco principal. Neste dia, o complexo terá horário de funcionamento excepcional, de 6h às 15h.
Domingo (13) – Após a grande romaria do Círio 2024, a Estação abrirá ao público às 11h, e continuará em clima de celebração. À tarde, a partir das 17h, haverá o tradicional cortejo do Boi Veludinho, que convidará o público para se juntar a todos na Orla, entre os Armazéns 1 e 2, para um momento de diversão, seguido de oficinas infantis em alusão ao Dia das Crianças, realizadas pelo Clube da Animação. A programação musical será encerrada pelo de pagode ‘Irreverência’, que subirá ao palco às 19h.
“Estamos honrados em celebrar nosso Círio junto ao público da Estação das Docas, principalmente porque o público será bastante expressivo e variado, com pessoas de todo o Brasil e do mundo conhecendo o que temos de melhor, e poder mostrar nosso trabalho vai ser incrível”, frisa Márcio Newber, vocalista do Grupo Irreverência.
Exposições – Além das atrações culturais, musicais e infantis, o projeto conta com a exposição da Corda Oficial do Círio, que ficará disponível para visitações no Armazém 1, até às 15h do dia 12 de outubro.
No Armazém 2, é possível conhecer o trabalho dos fotógrafos Cláudio Custódio, Carlos Michel, Igor Cordero, Salim Wariss, Oswaldo Forte, Soraya Montanheiro (Guarda de Apoio) e Manuel Ferreira, integrantes da Assessoria de Imprensa da Guarda de Nazaré na exposição a fotográfica “50 anos, uma história contada com o olhar da fé”, da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. As fotografias perpetuam a emoção e o trabalho dos voluntários da Guarda e ficarão disponíveis para visitação até o dia 31 de outubro.
Círio na Estação – Todos os anos a Estação das Docas promove uma extensa programação dentro do projeto cultural ‘Círio na Estação’ e a edição deste ano conta com a parceria da Vale, do Instituto Cultural Vale e projeto Vale Música Belém, Projeto Planeta Liz, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Secretaria de Estado de Turismo e Governo do Estado do Pará.
Fonte e imagem:Ascom OS Pará 2000