A capital paraense celebrou ontem, terça-feira, 26, a abertura oficial do EcoAmazon Brasil COP30, um dos mais importantes encontros preparatórios para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), reunindo autoridades, representantes do setor produtivo, lideranças empresariais e convidados nacionais e internacionais. A programação segue até esta quarta-feira (27), com um dia inteiro voltado para rodadas de negócios. O encontro reafirmou o protagonismo da Amazônia no cenário global e abriu espaço para novas conexões entre lideranças públicas, empresariais e acadêmicas, com foco na geração de negócios sustentáveis e na consolidação de parcerias estratégicas para o futuro da região. O EcoAmazon celebrou também os 27 anos do Centro Internacional de Negócios da FIEPA, marco na promoção de oportunidades globais para as empresas amazônicas, e reuniu 85 empresas expositoras, sendo 53 paraenses, mostrando a diversidade de produtos e cadeias produtivas da região, e 32 de vários estados brasileiros. Amazônia como protagonista global Em nome da FIEPA, o vice-presidente executivo Clóvis Carneiro lembrou a trajetória do FIEPA CIN e homenageou a equipe que tem conduzido o trabalho de internacionalização das indústrias paraenses. Ele destacou o papel estratégico do EcoAmazon como espaço de articulação em torno da sustentabilidade. “Temos a chance de mostrar ao mundo que a Amazônia não é apenas floresta, mas também um espaço de múltiplas possibilidades. Precisamos reafirmar o princípio de que o desenvolvimento sustentável deve ser socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável”, declarou. Para Cassandra Lobato, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEPA, o primeiro dia superou as expectativas e consolidou o posicionamento da indústria amazônica diante de lideranças globais. “O EcoAmazon Show marcou a abertura oficial com a presença de 60 representantes da OEA, do Itamaraty e do Ministério das Relações Exteriores, reforçando a visibilidade internacional. Destacamos também o protagonismo feminino e realizamos uma rodada de negócios online com compradores internacionais, garantindo oportunidades às empresas que não poderão estar no dia 27. O desempenho foi excelente, consolidando a imagem da Amazônia como um mercado consciente e comprometido com o desenvolvimento sustentável.” Na abertura, o embaixador Laudemar Aguiar, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, ressaltou a importância de Belém sediar eventos de grande porte, como a COP 30. “Belém foi escolhida de forma simbólica, no coração da Amazônia, maior reserva de biodiversidade do planeta. É fundamental mostrar ao mundo que a Amazônia é lar de quase 30 milhões de pessoas que precisam de qualidade de vida, melhores indicadores sociais e oportunidades econômicas”, destacou Aguiar. O representante regional da ApexBrasil, Pedro Netto, reforçou o papel da promoção comercial como motor de desenvolvimento sustentável na Amazônia. “Só até o final deste ano, teremos trazido 94 compradores estrangeiros para a região Norte, o que já resultou em cerca de R$ 130 milhões em exportações, beneficiando principalmente micro e pequenas empresas”, afirmou. PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA A programação de abertura do EcoAmazon Brasil COP 30 também trouxe debates, experiências empresariais e espaços de valorização da criatividade amazônica. O primeiro painel, “Jornada COP+ – Negócios Sustentáveis na Amazônia: Oportunidades Globais para a Transição Justa”, foi mediado por Dericky Martins, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (CTMA) e coordenador da Jornada COP+. A discussão reuniu as empresárias Denise Acosta, presidente do Sindfrutas; Fátima Chamma, vice-presidente do Sinquifarma; e Priscilla Vieira, diretora da FIEPA, que compartilharam iniciativas empresariais voltadas para uma transição justa e sustentável na região amazônica. Em seguida, o painel “Mulheres Globais – E-commerce como Estratégia de Expansão Internacional” destacou o protagonismo feminino no comércio internacional, com foco em estratégias digitais capazes de ampliar o alcance dos produtos amazônicos no mercado global. A mesa contou com Cassandra Lobato, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEPA, e Adamita Mizuno Inoue, coordenadora de Competitividade da ApexBrasil, além da apresentação de dois cases de sucesso: o Hidromel Uruçun da Amazônia, com a empresária Ana Lídia Zoni, e a Quri Cosméticos, conduzida por Daniela Cunha. A programação incluiu ainda o EcoAmazon Show, desfile sustentável que apresentou criações de moda e acessórios inspirados nos biomas brasileiros, produzidos a partir de materiais e processos de baixo impacto ambiental. O dia foi concluído com uma rodada de negócios virtual, apoiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio da plataforma Connect Americas, ampliando as oportunidades de conexão comercial entre empresas amazônicas e compradores internacionais. O EcoAmazon Brasil COP30 foi articulado pela FIEPA, por meio do seu Centro Internacional de Negócios, com realização pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará), SENAI CETIQT, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da plataforma Jornada COP+. Imagens: Arthur Corrêa / Comunicação FIEPA |
