Com apoio do Governo do Estado, ginastas paraenses estiveram em Manaus no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica realizado entre os dias 18 a 21 de julho. O Pará foi representado por dois clubes da capital, e as atletas se juntaram a um total de 164 competidores. O Campeonato Brasileiro engloba apenas a categoria Juvenil, de 13 a 15 anos, e aconteceu de forma simultânea à Copa Brasil de Ginástica Rítmica, que reúne atletas de 16 anos em diante.
“Estivemos com um total de 6 ginastas, sendo 3 de cada clube, muito bem preparadas com coreografias e muito seguras em suas execuções” contou Camila Greilich, vice-presidente da Federação Paraense de Ginástica. “Foi muito bom, conseguimos aumentar nossa meta dos anos anteriores”, completou.
Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Luciana Bisi, mãe de Fernanda Melo, atleta que disputou o Campeonato Brasileiro, destacou que o incentivo do Estado é fundamental para os atletas. “O apoio da Seel é fundamental, pois os gastos são muito altos, com treinamento, aparelhos, fisioterapia. Não sei se teríamos condições para levá-la a um campeonato sozinhos”, contou Luciana.
“É a primeira vez que participamos de um Campeonato Brasileiro. O meu clube já participou de vários campeonatos regionais, estaduais e conseguimos também o classificatório de nacionais, mas o campeonato brasileiro é o primeiro”, contou Alline Gatti, responsável pelo CGatti, um dos clubes que representaram o Pará na competição.
A Secretária de Estado de Esporte e Lazer, Ana Paula Alves, reforça a importância do apoio do estado em momento como esses para os atletas. “É muito gratificante ver os nossos atletas paraenses tendo essa oportunidade de competir fora do estado, representando o Pará, que é um verdadeiro celeiro de talentos esportivos, principalmente na ginástica”, disse.
Texto com colaboração de Lucas Pinto – Estagiário/Ascom Seel
Fonte: Agência Pará/Foto: Jessé Lima