Aproveitando o mês de julho, o Cine Apuí, aprofundando as suas intenções educativas, lança o “Curso de Cinema Fantástico: o horror não está no horror”, direcionado para todas e todos os amantes da sétima arte.
Com exibições e debates de importantes obras do gênero fantástico, o curso abordará questões fundamentais para iniciantes e iniciadas nesse que é o mais popular dos gêneros, ainda que muitas vezes subestimado pela crítica mais conservadora.
Mergulhando nos sentimentos mais primários e nos recônditos irracionais do ser humano, o “horror cinematográfico” é um convite frontal para que possamos viver, em vigília, as sombras enigmáticas do nosso inconsciente e os mistérios insondáveis da existência.
Em 4 encontros durante o mês de julho, o “Curso de Cinema Fantástico: o horror que nos habita” convida o público interessado a um mergulho mais consciente nestas espirais.
Quem tem coragem?
Mediador do Curso
Mateus Moura é artista, pesquisador, educador e produtor cultural. É o atual coordenador do Cine Apuí, projeto de cinema e educação da Fundação Cultural Parque Vila Maguary.
Em 2010, formou-se em Letras pela Uepa com TCC sobre o kinemAndara de Vicente Franz Cecim e, em 2018, formou-se mestre em Artes pela UFPa com pesquisa sobre Cinema e Amazônia. Atualmente é doutorando do mesmo programa, desdobrando sua pesquisa em ações pedagógicas a partir da imagem-Amazônia.
Há 15 anos atua na cena cultural paraense desenvolvendo trabalhos autorais nas áreas de cinema, música, teatro e literatura. Como educador, atua ministrando processos pedagógicos envolvendo cineclubismo, teoria cinematográfica e processos criativos em audiovisual, música, poesia e teatro, sempre na perspectiva de uma educação horizontal, comunitária e de compartilhamento crítico, tendo realizado mais de 100 oficinas e cursos em diversas instituições públicas locais.
O que é o Curso de Cinema Fantástico?
Um curso teórico com foco no chamado “cinema fantástico”, aprofundando a formação de um espectador mais crítico para questões relacionadas a este gênero de filmes e ao cinema e à arte em geral.
O que o Cine Apuí pretende com este curso?
Ser a primeira atividade de muitas deste viés, fomentando, em Ananindeua, um novo espaço de encontro e estudo para amantes do cinema.
Quem pode participar?
Amantes de cinema em geral, iniciados e iniciantes, com faixa etária mínima de 16 anos.
Quando começa?
16 de julho.
Quando acontecerá?
Haverão 4 encontros, nos dias 16, 17, 23 e 24, das 18h30 às 21h30.
Qual a carga horária?
12 horas.
Tem certificado?
Sim, certificado emitido pela Escola de Governança/SEMAD.
Quanto custa?
As inscrições são gratuitas.
Até quando vão as inscrições?
Até o primeiro dia de curso, 16 de julho.
Foto: Reprodução iesb