As equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) seguem com as ações preventivas em 40 muncípios paraenses, durante a “Operação Verão 2024”, realizada até início de agosto deste anos. Somente no período de 4 a 14 de julho, foram registradas 4.155 autuações e 184 remoções. No mesmo período, em 2023, esses números foram, respectivamente de 3.183 e 125. Só nos primeiros 14 dias do mês de julho, 41 pessoas foram presas pelo crime de alcoolemia, sendo que,em 2023, foram regitrados 36 casos.
O Detran registrou ainda 47 autuações a condutores pela recusa de se submeter ao teste de constatação de embriaguez, conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro. Já no artigo 165, do CTB, que dispõe em dirigir sob a influência de álcool, foram 102 infrações.
Conforme o órgão de trânsito, os agentes realizam monitoramento do fluxo de veículos nos municípios mais procurados durante o verão paraense. Equipes realizam o patrulhamento organizando o tráfego e coibindo as irregularidades constatadas no trânsito.
“No primeiro final de semana de julho contamos um resultado com a incidência no cometimento de ultrapassagem em local proibido e ainda alguns condutores sob a influência de álcool. A atuação do último final de semana foi para intensificar a ação de coibir estas práticas. Na BR-316 constatamos uma alta concentração de veículos em pontos inclusive onde há travessia de pedestres no retorno para a capital apartir das 17h, perdurando até 20h. Equipes ficaram posicionadas para coibir o tráfego pelo acostamento, prática que tem prejudicado o trânsito nas duas pistas de rolamento da rodovia”, explicou Ivan Feitosa, coordenador de Operações do DETRAN.
Imagem: Agência Pará