segunda-feira, junho 24, 2024
Desde 1876

Equatorial Pará alerta para os riscos de utilizar o celular conectado à tomada

Distribuidora de energia orienta sobre os cuidados necessários para que acidentes graves e até fatais sejam evitados.

A Equatorial Pará alerta sobre os cuidados necessários para o uso e o carregamento do celular de forma adequada. Conforme informações da distribuidora de energia, as causas mais frequentes de acidentes elétricos com o celular são: utilizar o aparelho enquanto carrega e carregá-lo em tomadas danificadas ou com adaptadores não originais.

As três as partes do celular que precisam de mais atenção são: bateria, tela e processador. Elas estão diretamente relacionadas com a corrente elétrica que percorre os condutores por um tempo. Quanto maior o poder de processamento, mais consumo de energia e calor gerado. Quando o aparelho celular está carregando na tomada, ocorre aumento de temperatura da bateria, essa condição pode causar até uma explosão.

Na prática, carregadores e celulares são construídos de maneira segura, evitando choques e explosões, porém, se houver falha no carregador, principalmente os que não são originais, ou mesmo na própria bateria, problemas sérios podem ser gerados. Por isso, é importante não utilizar carregadores falsos, pois estes não possuem as devidas certificações e garantias de segurança.

É importante frisar que não se deve utilizar o celular (fazer ou atender ligações, rodar jogos e apps pesados, gravar e assistir vídeos) se o aparelho estiver conectado na tomada.

O executivo de Segurança da Equatorial Pará, Marcelo Martins, destaca outros cuidados importantes. “Quando o assunto é eletricidade, devemos estar sempre em alerta porque os acidentes costumam ser mais sérios. Devemos nos atentar para as situações de risco dentro de casa, principalmente com crianças e idosos. Outro ponto a observar é a qualidade das instalações elétricas do imóvel, pois fiações muito velhas também podem causar acidentes”, destaca.

Fique seguro com as orientações de segurança:

• Use carregador, cabos e baterias originais;
• Não carregue o aparelho celular debaixo do travesseiro;
• Não carregue o aparelho celular em locais úmidos, como banheiro, pois, há risco de curto-circuito e choque elétrico caso haja contato com a água;
• Remova da tomada, o aparelho celular durante chuvas fortes;
• Nunca use fones de ouvido com o aparelho celular conectado à tomada, quando durante chuvas fortes;
• Não use adaptadores e extensões para conectar diversos equipamentos, poderá ocorrer sobrecarga e acidentes elétricos com danos materiais e lesões.

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo