quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Desde 1876

Futuro mais fresco: Projeto dos Bombeiros promete transformar o clima de Santarém

Bombeiros de Santarém combatem o calor e a poluição com projeto inovador. Inspirados no Acordo de Paris, os profissionais iniciaram uma ação para reduzir a sensação térmica em prédios públicos e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar da cidade. A iniciativa surge como resposta ao crescente problema do desmatamento e das queimadas na região.

Bombeiros de Santarém plantam futuro mais verde: com a participação de dezenas de militares, o 4° GBM iniciou um projeto de arborização, plantando diversas espécies nativas, como ipês, além das espécies frutíferas ata (fruta-do-conde), graviola, limão, laranja e manga.  frutíferas, doadas pela prefeitura.

Efeito estufa natural: testes revelam que veículos expostos ao sol podem atingir 51°C, enquanto sob a sombra de árvores, a temperatura cai para 31°C. Dentro de garagens cobertas, a temperatura média é de 35°C. Esses dados, obtidos em testes realizados no quartel, demonstram o potencial das árvores em reduzir a temperatura ambiente.

O coronel Celso Piquet, comandante do 4° GBM, enfatiza a necessidade de conciliar desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. “As pessoas anseiam pelo desenvolvimento urbano com a chegada do asfalto e, quando você tem asfalto, também tem a elevação da temperatura. Quando você pensa em plantar árvore, ou em deixar a vegetação mais aparente na cidade, é como se você tivesse mantendo o clima ou o microclima dentro daquele ambiente que você almeja. Ou seja, eu correspondo o asfalto dessa área para o desenvolvimento, procurando manter o equilíbrio com a natureza e o conforto térmico”, destaca o coronel.

O projeto piloto do Corpo de Bombeiros, que demonstra a importância da arborização em espaços públicos, está sendo apresentado a outras secretarias e órgãos governamentais. A ideia é que todas as futuras obras, desde a construção de calçadas até a criação de paradas de ônibus, incorporem a vegetação em seus projetos, garantindo mais conforto térmico e bem-estar para a população.

Economia de energia e combustível: estudos realizados durante o projeto revelaram uma relação direta entre a arborização e a redução nos custos com energia elétrica e combustíveis.

“Quando você tem um ambiente com mais árvores, economiza energia elétrica por conta do ar-condicionado, que não vai precisar rodar com a mesma potência do período do verão. O mesmo vale para os veículos, porque quando você liga carro, o ar-condicionado tende a consumir mais combustível pra manter aquela temperatura que você deseja. A ideia é que nossos gastos reduzam, assim como já é perceptível nos espaços de convivência do quartel, onde a temperatura é absurdamente mais confortável que qualquer outro espaço aqui do Grupamento”, garante o coronel Piquet, para quem o projeto é uma das formas de enfrentamento à elevação da temperatura no Pará.

Coronel Celso Piquet, comandante do 4° GBM

Fotos: Bruno Cecim. Ag.Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo